Curitiba recebe a 7ª Marcha da Diversidade com grande participação do público LGBTI+

No dia 30 de junho, Curitiba será palco do maior evento LGBTI+ do Paraná, a 7ª Marcha da Diversidade. Com o tema “Curitiba Vota com Orgulho”, a concentração começa às 9h na Praça 19 de Dezembro, conhecida como Praça do Casal Nu. Até às 9h40, o público poderá aproveitar um karaokê para entretenimento.
Os trios oficiais partirão às 13h40, seguindo pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete. Em 2024, a marcha completa a trilogia de temas LGBTI+: em 2022, “Democracia em Todas as Cores”, seguido por “Uma História de Orgulho” em 2023, e agora, “Curitiba Vota com Orgulho”. O tema visa conscientizar a comunidade LGBTI+ sobre a importância do voto responsável em prol de políticas públicas que os beneficiem. A expectativa é que o evento atraia 50 mil pessoas, superando as 40 mil da edição anterior.
Atrações
A apresentadora oficial do evento será Brendda Montilla, acompanhada de Yasmin Carraroh e Juana Profunda. No palco de concentração, Tinna Simpson, Arthur Oscar, Carmem Von Blue, Brigitte Beaulieu e Linda Power interagirão com o público. Entre as atrações estão os DJs Fran Rocha, Marcinha Eggers e Bruno Knauer, além de outros 56 artistas. As presenças VIPs incluem Mister Trans Curitiba 2023, Yago Piazza, e Miss Trans Curitiba 2023, Vi Saad.
Parcerias e novidades
O evento contará com o projeto “A Hora é Agora”, focado na prevenção e informação sobre HIV e AIDS, e terá tradução em Libras no palco principal para maior acessibilidade. Haverá quatro trios elétricos e um telão simultâneo. As parcerias incluem a Fundação Cultural de Curitiba, Dunkel, Amstel, The Grand e Illusior.
Importância da Marcha
Rafaelly Wiest, representante da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenadora geral da Marcha, destaca a importância do evento para a visibilidade e reivindicação de direitos da comunidade LGBTI+ em Curitiba e no Paraná. Ela enfatiza a necessidade de eleger candidatos que defendam uma sociedade mais justa e igualitária.
Lucas Siqueira, do Grupo Dignidade e presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos, ressalta a importância de ocupar as ruas e as urnas, especialmente em um ano eleitoral. Ele defende a eleição de representantes LGBTI+ e a promoção dos direitos humanos e fundamentais.
Organização
A Marcha da Diversidade é organizada pelo Grupo Dignidade, Coletivo Cássia e a Aliança Nacional LGBTI+. Cada ONG tem um representante na diretoria do evento: Rafaelly Wiest pela Aliança Nacional LGBTI+, Lucas Siqueira pelo Grupo Dignidade, e Nahomi Helena pelo Coletivo Cássia.
SERVIÇO
7ª MARCHA DA DIVERSIDADE
Local: Concentração às 9h, na Praça 19 de Dezembro (Praça do Casal Nu), seguindo pela Avenida Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete.
Horário: 09h
Evento gratuito